Piauí : origem indígena e esotérica

Piauí : origem indígena e esotérica

17 de outubro de 2012 às 18:54
446
Views

A palavra PIAUÍ:versão indígena

PIAUÍ. Uma palavra de cinco letras, quatro são vogais. A tradução da palavra Piauí tem vários significados e referencias históricas. Conheça a origem indígenas e esotérica da palavra Piauí.

Os índios chamavam de Terras de Piagoí um lugar onde existia um rio abundante de piaus, um saboroso peixe malhado, com a pele pintada. Esse lugar, passagem obrigatória para os desbravadores rumo ao interior, ficou conhecido depois como Piauí. Na língua Tupi-guaraní, Piau? significa peixe e o ?i?, corresponde à palavra rio. Piauí assim quer dizer ?rio dos piaus?.

A palavra PIAUÍ: origem esotérica

A inspiração esotérica para o nome Piauí surgiu do encontro das sete tribos ou povos, o Congresso dos Povos Tupis, batizado pelos piagas (curandeiros e pagés) de Piagui, palavra indígena e mágica de onde veio o nome PIAUHY, com H e Y. O lugar desse congresso, segundo o austríaco Ludwig Schwennhagen aconteceu onde hoje fica o Parque Nacional de Sete Cidades. Para Ludwig, a tradução da palavra Piauí é ?terra dos piagas?, o que significa dizer, lugar de curandeiros, pajés, místicos e esotéricos.

Alcide Filho
Sobre o Autor
- Alcide Filho é um ECOaventureiro e promove a difusão da educação ambiental e ECOcidadania na Rede Meio Norte (PI), onde dirige e apresenta o Programa Incrível.

Alcide Filho

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *